Tags
O avanço da tecnologia e a popularização, cada vez maior, das redes sociais transformaram o mercado de trabalho, destacando profissões como youtubers, digital influencers e tiktokers. Segundo pesquisa da Kantar, nos últimos anos, o mercado profissional de influenciador digital se tornou protagonista na estratégia de comunicação das marcas, chegando a estrelar 70% das campanhas.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Muito se engana quem pensa que influenciador digital é apenas aquele com milhões de seguidores. Um novo estudo apresentado pela Savanta e Bazaarvoice aponta que 56% dos consumidores preferem seguir pessoas reais nas redes sociais, enquanto apenas 34% optam por seguir celebridades.
Leia mais:
Além de Bridgerton: 10 séries de época para assistir via streaming
45 séries com episódios de 30 minutos para assistir na Netflix
Apesar de parecer simples, ser influenciador digital exige preparação e dedicação. Pensando nisso, 33Giga e a VOQIN’, agência global de brand experience, listam dicas essenciais para quem quer ser tornar um influenciador.
Ticiana Gomes, CCO da VOQIN’, afirma que qualquer pessoa real pode aderir a profissão, produzindo conteúdos que influenciam seus seguidores, mesmo que eles sejam poucos.
“Começamos a trabalhar com a disciplina de marketing de influência, pois percebemos que muitas empresas ainda têm dificuldades de achar pessoas reais adequadas para divulgar as suas campanhas. Por isso, trouxemos a plataforma theSalt para o Brasil, que além atuar de forma personalizada para nossos clientes, ajuda pessoas que querem dar o próximo passo e profissionalizar a sua carreira como influenciador.”, afirma.
Busque por assuntos sejam do seu domínio e interesse e, também, sejam atraentes para o seu nicho. Falar sobre algo que se identifica é fundamental para trazer verdade e influenciar pessoas.
Conheça a sua audiência e estabeleça uma linguagem que você vai utilizar com o seu público-alvo. A linguagem inclui tom de voz, identidade visual e formato de conteúdo.
É preciso ter em mente que cada rede social demanda um tipo diferente de conteúdo. Por isso, planejamento é fundamental para manter a frequência de postagens.
O diferencial dos influenciadores que se destacam não tem a ver com o volume de conteúdo, mas por serem autênticos e originais. Tudo se resume a ter uma voz única. Quem se limita a pegar carona no perfil dos outros e reproduzir o que é feito por aí nunca construirá um público de seguidores leais. Tenha sua marca registrada.
A theSalt é uma plataforma especializada em nano influenciadores. Pessoas reais que possuem perfis em redes sociais podem se cadastrar na plataforma, respondendo a um questionário detalhado e participando de quizzes para alimentar uma base de dados segmentada com mais de 70 métricas.
Tenha a iniciativa de buscar parcerias com marcas e até outros influenciadores para aumentar a sua audiência de público.
Não tenha vergonha de aparecer e divulgue o seu trabalho para garantir espaços em podcasts, webinars e até mesmo em programas de TV.
Número de seguidores não é tudo! Concentre-se com as estatísticas de engajamento e retorno sobre investimento (ROI). Quantos de seus seguidores se envolvem com as suas postagens?
Crescer organicamente pode ser tarefa difícil, mas comprar seguidores ou usar robôs de engajamento não é o melhor caminho. Algoritmos das redes sociais já são capazes de detectar essas manobras e investir nesses métodos pode limitar o seu crescimento.
É fundamental reservar um tempo para você e sua autoestima. Tenha outros hobbies, que não envolvam sua presença online, passe um tempo com a família ou amigos. Cuide de você e preserve sua saúde mental.