Tags
O aumento da conta de energia elétrica em todo o Brasil já é realidade. Agora, o governo instituiu a bandeira tarifária vermelha patamar 2 – e, com isso, a economia no lar se torna essencial.
Leia mais:
PlayStation: veja os jogos da PS Plus de julho
De Minecraft a Dark Souls: jogos que completam 10 anos em 2021
Nostalgia: os 50 melhores jogos para PlayStation 2
O desafio se torna ainda maior porque muitas pessoas ainda estão em isolamento social, passando mais tempo em casa. Com isso, não é fácil controla a conta de energia elétrica.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Pensando nisso, 33Giga e Edson Suguino, engenheiro da Lorenzetti, apresentam algumas dicas simples e práticas que podem ser incorporadas à rotina. Por meio delas, é possível manter a conta de energia elétrica mais baixa quanto possível.
Uma medida simples é evitar tomar banho no início da manhã ou após às 22h. Temperaturas mais baixas exigem trabalho redobrado da potência do chuveiro.
É necessário também evitar os horários de pico de uso, que costumam ser das 17h30 às 20h30. Dessa forma, as companhias de energia elétrica não ficam sobrecarregadas. Consequentemente, não comprometem o fornecimento para todas as regiões.
Algumas atividades simples podem impactar também positivamente no desafio de redução da conta de energia elétrica. Tirar os produtos da tomada, por exemplo, pode reduzir o gasto de energia no mês.
Outra dica é em relação à máquina de lavar. Quando são lavados vários itens ao mesmo tempo, em um único ciclo, é garantida economia de energia. Isso evita a utilização do eletrodoméstico por várias vezes dentro de um período.
Evite deixar ligados secador de cabelo, máquina de lavar roupas, torneira elétrica e chuveiro ao mesmo tempo. Vários aparelhos funcionando simultaneamente sobrecarregam a rede de energia elétrica.
Os reguladores de temperatura dos chuveiros são funcionalidades que algumas pessoas costumam desprezar, porém podem ser importantes aliados para contar com um banho confortável e ainda reduzir o consumo elétrico. Em um dia em que há mais calor, mesmo no inverno, ao selecionar o modo “Verão”, além de garantir água quente na medida certa, o usuário economiza na conta de energia elétrica.
Apesar do conforto de um longo banho, o ideal é que não seja ultrapassado o tempo de oito minutos. Ficar muito tempo embaixo do chuveiro, desperdiça água e energia elétrica. É necessário monitorar o tempo do banho das crianças também, uma vez que a distração com brincadeiras pode acarretar prejuízos maiores.
Optar sempre por lâmpadas LED é o melhor caminho para economizar na conta de energia elétrica. Elas iluminam mais e economizam até 80% na comparação com os modelos incandescentes.