Tags
O FlexClip é um editor de vídeo online que promete uma experiência descomplicada de edição de projetos profissionais e pessoais. Diretamente do navegador, ele oferece uma infinidade de recursos e ferramentas que vão ajudar o usuário no antes, durante e depois do processo de edição. O 33Giga testou o serviço e te conta se vale a pena o download.
Leia mais:
Testamos: completo e com funções avançadas, editor de fotografia PortraitPro agrada pela facilidade de uso
5 apps de edição de fotos queridinhos dos influenciadores
Para começar, vale destacar as ferramentas de “pré-edição” que o serviço oferece gratuitamente. Entre os destaques estão Compactar, Converter (em formato, em áudio e em GIF), Girar, Dividir, Compactar e muito mais.
Para quem precisa de uma mãozinha com o conteúdo, o FlexClip dá acesso ilimitado a mais de 1 milhão de músicas sem royalties e uma biblioteca enorme de vídeos e fotos livres. Ele tem também mais de mil modelos de vídeos “prontos” para poupar tempo na criação de conteúdo institucional, educativo ou pessoal.
De forma geral, o FlexClip entrega o que promete: um serviço prático para edição de vídeos. Para começar, você pode escolher criar a partir dos modelos ou iniciar um projeto do zero. Nas duas opções, à primeira vista, ele oferece uma experiência bastante intuitiva – mesmo para quem não tem familiaridade com esse universo.
No modo Começar do Zero, o primeiro passo é escolher o tamanho e a orientação do vídeo. As opções disponíveis são 16:9, 9:16, 1:1, 4:5 ou 21:9, e todas elas vêm com um descritivo visual e a indicação para qual plataforma (como Instagram, Facebook e TikTok) é mais recomendada.
Ainda nessa dinâmica, você também tem quatro alternativas de trabalho: usar conteúdo do banco multimídia do FlexClip, fazer upload dos seus próprios vídeos ou gravar em tempo real sua tela ou pela webcam. Com o conteúdo na biblioteca, o próximo passo é escolher se você vai usá-lo inteiro ou fazer cortes. Esse segundo processo é bastante básico, e envolve diminuir e arrastar uma “régua” que vai delimitar o trecho que será adicionado ao projeto.
Com tudo na linha do tempo, o editor de vídeo online tem uma série de recursos para deixar o projeto mais completo e profissional. Há a possibilidade de adicionar texto básico e dinâmico, sobreposições (de texto, decoração e logotipo) e uma infinidade do que eles chamam de Elementos – que, em resumo, são figurinhas.
Com o vídeo encaminhado, chega a hora de usar as ferramentas que ajudarão a dar o toque final ao projeto. Você pode, por exemplo, diminuir o volume ou silenciar por completo o vídeo. Com isso feito, é possível adicionar uma música do seu computador ou da biblioteca do FlexClip, selecionando quando ela deve começar e terminar.
Em poucos cliques, você também consegue acelerar ou diminuir a velocidade das cenas. Dá ainda para adicionar uma série de filtros e ajustar elementos como Exposição, Contraste, Brilho e Temperatura. Para fechar, basta personalizar ou fazer upload de sua marca d’água. Com tudo pronto, é só exportar o vídeo e publicar onde quiser.
Com a premissa de ser fácil e acessível, o FlexClip tem um plano gratuito para uso ilimitado que dá acesso a todos os recursos e ferramentas citados acima (com exceção da marca d’água). Contudo, ele tem algumas restrições, entre elas transferências de 480p, vídeos de até 1 minuto e armazena, no máximo, 12 projetos.
Já a modalidade paga é dividida em três planos: Básico (transferências de 720p HD e vídeos de até 3 minutos), Mais (transferências de 1080p Full HD e vídeos de até 10 minutos) e Empresa (transferências de 1080p Full HD e vídeos de até 30 minutos). Os preços para assinaturas anuais do editor de vídeo online são, respectivamente, U$71.88, U$9.99 e U$19.99.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga