Tags
Com o objetivo de aumentar ainda mais seu leque de possibilidades, o Pix ainda tem muitas novidades programadas para este ano. Veja, a seguir, o que pode pintar no sistema de pagamentos que, ao lado do do WhatsApp, é um dos mais práticos no Brasil na atualidade.
Leia mais:
10 filmes de época para assistir nos streamings
Além de Cidade Invisível: 10 séries brasileiras para assistir via streaming
As informações sobre os próximos passos do Pix são da Matera, que desenvolve tecnologia para mercado financeiro, fintechs e gestão de risco. Confira.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Essa nova funcionalidade facultativa permite que as instituições integrem as listas de contato de seus clientes a seu app para indicar quais são as chaves Pix (e-mail ou telefone) habilitadas. Isso facilita para os usuários ao permitir que eles verifiquem, dentre os contatos de sua lista, quais estão habilitados a receber Pix.
Status: em produção.
Semelhante ao boleto bancário, esse serviço permite o pagamento imediato a empresas e prestadores de serviços por meio do código QR (versão avançada do código de barras).
Ainda em 2021, no 4ª trimestre, deve ser introduzido o tema de padronização de layouts de arquivo remessa/retorno, conhecidos como CNABs, de modo que todas instituições utilizem e ofereçam o mesmo layout a seus clientes.
Já no 2º trimestre de 2022 o Bacen deve introduzir o tema “Duplicata no Pix” que permitirá o pagamento de cobrança que tenha uma duplicata associada. Isso deve gerar novos negócios para antecipação de recebíveis, assim como protesto de títulos emitidos com o Pix Cobrança.
Status da parte 1: Lançado em 14 de maio de 2021. Previsão parte 2: 4º trimestre de 2021.
Apesar da funcionalidade de devolução já existir, atualmente ela depende de maneira deliberada da iniciação por parte do usuário recebedor. Esse novo mecanismo especial de devolução contemplará a possibilidade da instituição recebedora iniciar devoluções em situações de falha operacional ou fundada suspeita de fraude.
Previsão: 3º trimestre de 2021.
O QR Code do pagador, conhecido também por QR Code offline, foi retomado junto com a funcionalidade do Pix por aproximação. A transmissão desse conjunto de dados pode ocorrer por diferentes formas como NFC (Near-Field Communication), Bluetooth ou mesmo um QR Code.
Além dessas novidades, estão na lista itens como o Pix garantido, a conta salário Pix, o Pix débito automático e o Pix internacional.
Previsão: Dezembro de 2021.