A 99 anunciou que, a partir de hoje (4), passará adotar a tarifa dinâmica em seu sistema de cobrança. Esse modelo faz com que o valor da corrida flutue durante momentos de alta demanda – ou seja, quanto mais usuários estiverem atrás de carros na região, maior será o preço. Por enquanto, o novo sistema de tarifação está disponível apenas para a cidade de São Paulo (SP).
Leia mais
Uber, Cabify, 99, Easy: app mostra qual corrida sai mais barata
Não beba ou use armas de fogo: conheça o código de conduta para motoristas e passageiros da Uber
Para mulheres: conheça apps de táxis exclusivos para passageiras e motoristas
De acordo com a 99, a nova tarifação traz benefícios para as duas pontas do serviço. Isso é, o motorista receberá mais e poderá oferecer um atendimento de qualidade mesmo em horário de pico, e o passageiro terá a opção de esperar menos tempo para pegar um carro.
Na hora de solicitar o serviço, o usuário será informado pelo aplicativo que a região em que ele se encontra possui mais chamadas que o normal. Uma pequena marcação em cinza também aparecerá em cima da opção de transporte indicando o valor da tarifa dinâmica.
No caso dos táxis, entretanto, não é bem uma tarifa dinâmica que será usada. Haverá a possibilidade de pagar gorjetas. O recurso serve de estímulo para aumentar a oferta de táxis em horários de alta demanda. Segundo a 99, 100% do valor será destinado ao profissional. A gorjeta vai variar de R$ 5 a R$ 10. Vale ressaltar que o passageiro não é obrigado a pagar esse extra.
Ainda não há estimativa de quando (ou se) a tarifa dinâmica será adotada em outros estados do Brasil.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas