As plataformas de financiamento coletivo nada mais são do que uma gourmetização das “vaquinhas”. Por meio de pequenas quantias doadas por fãs, internautas viabilizam suas ideias. Disseminado rapidamente pelo Brasil e mundo, o crowdfunding pode ser uma boa alternativa para quem quer tirar um negócio do papel. Conheça cinco destes sites especializadas no segmento.
Leia mais
Compartilhe sofás, garagens e mais com apps de economia colaborativa
Troque habilidades por acomodações e viaje o mundo com site de economia colaborativa
Veja 5 startups que misturam inovação com responsabilidade social
Catarse
Para tirar um projeto do papel, o internauta deve se inscrever neste crowdfunding e colocar o valor que precisa arrecadar. Depois, é só divulgar a campanha e esperar que familiares, amigos e anônimos contribuam com pequenas quantias de dinheiro para tornar o sonho em realidade. Os contribuintes ainda ganham recompensas pela ajuda. Quanto maior for o valor da doação, mais especial será o agrado.
Padrim
Essa plataforma serve como uma alternativa de renda para produtores de conteúdo. Isso porque os usuários criam uma página na qual disponibilizam seus projetos e convidam os seguidores a se tornarem “padrinhos”. Ou seja, eles devem pagar uma mensalidade para manter o conteúdo sempre no ar. Além de incentivar a produção, os assinantes têm acesso a materiais exclusivos.
Benfeitoria
Esse crowdfunding é um pouco diferente dos que estão no mercado. Ele não cobra comissão pelas iniciativas cadastradas e só aceita projetos que tragam algum tipo de benefício coletivo para a sociedade. Dá para usar a modalidade tradicional (financiada por pessoas comuns com pequenas quantias) ou Matchfunding (parte bancada por uma instituição).
Juntos.com.vc
O Juntos.com.vc tem um grande diferencial: ele é 100% dedicado a causas sociais. Além de ajudar na arrecadação de dinheiro para organizações sem fins lucrativos, o crowdfunding auxilia na comunicação, estratégia e divulgação da campanha. O objetivo é que as ONGs alcancem o maior número possível de doações.
Queremos!
Na Queremos!, o internauta pode pedir as bandas que ele gostaria que fizesse um show em sua cidade. Na prática, o usuário entra no site e solicita o espetáculo. Quanto mais pessoas pedirem pelo mesmo evento, maior será a chance de algum produtor trazer a atração ou o próprio artista se interessar em tocar no local. O crowdfunding já conseguiu trazer The XX, Franz Ferdinand, Feist, Belle & Sebastian, e muitos outros para o Brasil.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas