33Giga

5 dicas simples que vão te ajudar a economizar bateria no Android

Chegar ao final do dia sem precisar plugar o smartphone a uma tomada ou carregador portátil é quase um milagre em meio aos diversos jogos, redes sociais e outros aplicativos que as pessoas usam o dia todo. Fato é que comportamentos simples podem ajudar sua bateria a aguentar algumas horas a mais e não te deixar na mão na volta para casa. Abaixo, o 33Giga listou cinco deles, veja.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Aplicativos em segundo plano
Muitas vezes, os apps que você abre no dispositivo continuam rodando em segundo plano mesmo depois que você para de utilizá-los, o que consegue parte da bateria do aparelho. Para resolver o problema, a dica é apertar o botão “home” ou o em formato de quadrado (ou janelas agrupadas) e deslizar para a direita ou esquerda para que eles sejam fechados. Também é possível entrar na área de aplicativos, nas configurações, e parar as aplicações.

Controle as conexões 
Procure deixar ativada apenas as conexões que você está usando. Está conectado a rede 4G? Desligue o Wi-Fi. Inclusive, o dispositivo pode perder muita bateria em áreas em que o Wi-Fi fica procurando pela rede o tempo todo. O mesmo vale para o GPS, Bluetooth e o NFC: ligue, use e desligue.

Modo de espera
Tenha em mente que a tela é um dos grandes consumidores de energia do seu smartphone. Por esse motivo, a dica é manter o brilho, quando possível, no mínimo e configurar o mode de espera (ou repouso) da tela para que ela não fique acesa por muito tempo quando você deixar o dispositivo do lado. O recomendado é marcar para que a tela se apague em poucos segundos durante período de inatividade.

Desligue os enfeites
Animações, wallpapers com movimento e outros aditivos visuais na tela podem exigir muito da CPU. Se o objetivo é economizar bateria, a recomendação é abrir mão desses efeitos. No Android, também é possível liberar o Modo Desenvolvedor (leia mais aqui) e desativar as transições e animações de tela, o que pode ajudar poupar a carga e melhorar o desempenho do aparelho.

Evite modo vibrar 
Por incrível que pareça, deixar o modo vibração ativado faz com que a bateria se esgote com mais rapidez do que usar o modo toque. Use a vibração apenas em situações nas quais você não ouvirá ou não poderá atender quando o telefone tocar, como em reuniões.