Tags

Dicas

10 dicas para fazer um vídeo de nível profissional usando o celular

Créditos: Julia M Cameron no Pexels
1 junho, 2020
Da Redação, com assessoria

A inovação tecnológica trouxe facilidades para o dia a dia. Neste contexto, um dos equipamentos imprescindíveis são os smartphones, que podem ser fonte de trabalho, comunicação e diversão. Eles também são ótimas ferramentas para gravar vídeos, oferecendo recursos como resolução 4K e 8K, estabilização de imagem e HDR.

Em 2020, 82% do tráfego da internet ficará por conta dos vídeos online, segundo dados da empresa Cisco, especializada em analisar como as pessoas se conectam, sendo que o Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de visualizações em plataformas de vídeos – com mais de 11 bilhões de views mensais – e cerca de 96% de usuários na web que consomem tal conteúdo.

A ciência tem uma explicação para o crescimento acelerado desse formato de mídia e do seu interesse: “o cérebro humano processa vídeos e imagens mais rapidamente, além de reter uma quantidade maior de informação”. Além disso, seu consumo exige menor concentração por parte do usuário.

Logo, você não precisa ser um superprofissional para começar a produzir vídeos. Uma ideia em mente, um bom argumento e um pequeno roteiro com assunto sério ou mais leve consegue levar a mensagem ao seu público de interesse. Siga as dicas do professor e fotojornalista Manoel Nascimento, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e mãos à obra.

Leia mais:
30 videoclipes gravados com celular
Saiba como transferir videoconferências para a tela da TV
Os vídeos mais assistidos do YouTube

1. Limpeza do aparelho, lente e entrada/saída de áudio

Antes de começar a gravar, certifique que o seu aparelho está limpo, principalmente as lentes e a entrada/saída de áudio. Para a higienização, utilize um cotonete com álcool isopropílico. Caso não tenha o produto em casa, limpe com cotonete seco ou com um produto específico para lente de óculos.

2. Áudio: muita atenção com o áudio

Um vídeo com bom conteúdo e um áudio ruim pode não prender a atenção do espectador. Procure um local silencioso e mais fechado para a gravação. Caso não tenha esse tipo de espaço em casa, o ideal é usar um microfone de lapela. No mercado, existem bons modelos a um custo baixo. Mas, antes de comprar, verifique a entrada. Normalmente, os modelos Android usam a entrada P2. Alguns microfones de lapela também possuem bateria, que é para ser utilizado com câmeras DSLR.

3. Firmeza nas mãos

Os melhores vídeos são feitos com equipamentos mais pesados. Por ser leve, o celular facilita o manuseio, entretanto, também facilita que a imagem saia tremida. Isso pode ser resolvido de duas maneiras: usar um tripé ou segurá-lo com as duas mãos.

4. Posições de gravação

Prefira filmar na horizontal. A posição vertical só é boa quando assistida pelo celular. Se o vídeo for assistido pela televisão ou pelo computador, a posição vertical deixará espaços nas laterais. Na hora de gravar na horizontal, também vale usar uma linha como guia, para que o vídeo não fique inclinado. Pode ser a janela ou a divisória da biblioteca, por exemplo. Se tiver usando um tripé, alguns modelos possuem um nível onde será possível você se certificar da inclinação correta.

5. Iluminação

O ideal sempre é utilizar a luz natural vinda de uma janela. Caso esteja muito forte, você pode fechar a cortina e manter o forro aberto. Agora, se o tecido não for branco, utilize um lençol de tal cor no lugar.

Se você for fazer o vídeo a noite ou em ambiente escuro, a dica é utilizar iluminação artificial. Não precisa ser nada especial. Aquelas luminárias quadradas de LED são eficientes e de baixo custo. Mude a posição caso esteja mostrando uma área muito escura ou muito clara. Os celulares fazem a fotometria (medição de luz) de maneira automática.

6. Texto: utilize um teleprompter

Se você se sente inseguro para falar o texto de cabeça, utilize um teleprompter. Mas não é necessário ter o equipamento profissional, de emissoras de TV. Você pode improvisar com um celular. Isso porque existem aplicativos gratuitos que fazem muito bem o papel. Manoel Nascimento recomenda o Simple Teleprompter, disponível para Android. Para iOS, a dica é o Parrot Teleprompter.

7. Acessórios

Existem acessórios que facilitam as gravações. Um deles é o já comentado tripé, sendo que o suporte para celular também entra como alternativa. Outro item bem interessante é a luz circular (ring light), que você encaixa o smartphone no meio. É um misto de suporte e iluminação. Alguns kits, inclusive, já vêm com o tripé incluso.

8. Bateria e memória

Antes de iniciar o vídeo é sempre interessante se certificar de que a bateria está carregada 100% – ou bem próxima a isso – e que possui espaço na memória do celular, para não acabar perdendo o conteúdo.

9. Armazenamento

Assim que acabar de gravar o vídeo é necessário salvá-lo e guardá-lo em outro local. Para isso, você pode utilizar um serviço de armazenamento na nuvem, como o Google Drive, ou usar uma plataforma para transferi-lo para o computador, como o WeTransfer.

10. Publicação

Para publicar o seu vídeo as plataformas mais utilizadas são YouTube e Vimeo. Agora, se você deseja fazer uma live, são necessários mais alguns cuidados. O YouTube disponibiliza o YouTube Studio, que é uma plataforma bem interessante, pois dá muitas dicas para confecção e publicação, e além disso, você pode monitorar o seu vídeo.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Outra boa dica é se inspirar em conteúdo já produzido para o YouTube. Veja os canais brasileiros mais populares:

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.